Fernando Galembeck, nascido em 21/01/1943, brasileiro, casado, doutor em química, é professor titular na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde leciona disciplinas de Físico-Química de Colóides e de Superfícies, Introdução à Ciência de Polímeros, Química Aplicada, Química Geral e Termodinâmica (Estatística e de Não-Equilíbrio). Iniciou sua carreira acadêmica como professor da USP, depois na Unesp (em acumulação) e atualmente é Professor Titular do Instituto de Química da Unicamp, onde exerceu os cargos de Diretor do Instituto de Química e Vice-Reitor e Coordenador Geral da Universidade.
Publicou mais de 200 artigos em periódicos científicos especializados e cerca de 250 trabalhos em anais de eventos (entre complete, resumos e expandidos), tendo orientado cerca de 60 pós-graduados (35 mestrados e 29 doutorados). Tem 17 capítulos de livros publicados, além de mais de 60 comunicações apresentadas em congressos científicos internacionais e nacionais. Juntamente com P. S. Santos, traduziu o livro "Moléculas" de Atkins, publicado em 2000.
Atua como pesquisador ou consultor de projetos de empresas. Dirige uma equipe que detem patentes sobre processos de obtenção de pigmentos, novos adesivos, e outros materiais nanotecnológicos.
Coordenou o grupo de trabalho de Química e Engenharia Química do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT), do MCT.
É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Recebeu os prêmios Eloísa Mano, Fritz Feigl, Simão Mathias, Rheinboldt-Hauptmann, Union Carbide e Retorta de Ouro, a Comenda e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Principais etapas da carreira:
-Bacharel em Química, USP, 1964
-Licenciado em Química, USP, 1965
-Doutor em Ciências, USP,1970
-Pós-doutorado, Univ. California (1972) e Univ. Colorado (1974), EUA
-Livre Docente, USP,1977
-Professor Adjunto, Unicamp, 1983
-Professor Titular, Unicamp, 1988